Treinamento comportamental: como desenvolver os colaboradores de maneira assertiva?

Quer saber mais sobre as soluções da Appus?

Um dos pilares de sucesso de qualquer empresa é a relação entre seus valores e os padrões de conduta dos profissionais envolvidos nela. Porém, muitas vezes, para que ambos se alinhem, é preciso investir em um treinamento comportamental.

Ao deixar as convicções da equipe na mesma página das crenças e princípios pregados pela empresa, não somente o time em si passa a trabalhar com a melhor employee experience possível, mas os resultados da organização também tendem a ser otimizados.

Se você deseja saber o que é o treinamento de comportamento e como ele beneficia o dia a dia empresarial, continue lendo este artigo!

 

O que é o treinamento comportamental?

O treinamento comportamental tem como função nivelar as particularidades de cada colaborador — aprendidas e assimiladas em suas experiências anteriores — com as convicções da empresa, certificando-se de que a equipe entregue resultados que contemplem as intenções e as noções de harmonia da organização.

Heterogeneidade da equipe

Porém, isso não significa que os colaboradores devam atuar de forma mecânica ou padronizada em suas funções. É muito importante respeitar a heterogeneidade de cada indivíduo no ambiente empresarial, mas é fundamental que suas diferenças não impeçam o bom convívio e desempenho do grupo.

Em suma, o treinamento em questão visa corrigir problemas pontuais, como a falta de comunicação, o absenteísmo, a intercomunicação violenta e demais problemas, desenvolvendo o perfil empreendedor de cada colaborador.

Como aperfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos colaboradores?

Quatro grandes pontos são fundamentais para um treinamento comportamental de qualidade. É claro que mais itens podem — e devem — ser adicionados ao treinamento, de acordo com as demandas e necessidades da organização. Porém, em suma, é essencial trabalhar:

1. Comunicação

É fundamental que seja compreendida a importância de se comunicar, especialmente uma vez que a expressão de emoções e opiniões afeta diretamente o desempenho da equipe.

2. Ética no ambiente de trabalho

Para serem capazes de seguir os princípios éticos da organização, os colaboradores precisam conhecê-los.

3. Gestão do tempo

O treinamento deve proporcionar ao grupo boas noções e práticas de gestão de tempo que impeçam situações prejudiciais em seu dia a dia — como a síndrome de burnout, por exemplo.

4. Atribuição de funções

Colocar as pessoas certas em seus quadros, preparadas e motivadas, garante resultados excelentes. Unindo essa iniciativa com o treinamento adequado, o desenvolvimento dos colaboradores será maximizado.

Quais são os principais benefícios do treinamento comportamental?

Ao trabalhar os tópicos acima, diversos benefícios poderão ser atribuídos não apenas à equipe em si, mas também a cada colaborador, individualmente.

Impulsiona resultados

As atitudes, hábitos e ética dos profissionais, quando alinhadas à empresa, permitem que a cultura organizacional seja seguida e aplicada no ambiente de trabalho. Consequentemente, ela reflete nos resultados oferecidos e promove autoridade e competência à marca.

Promove o autoconhecimento

Profissionais que conhecem a si mesmos sabem até onde e como podem se dedicar a algo, impedindo que falhas de produtividade e comunicação se tornem frequentes e prejudiquem o ambiente de trabalho. O autoconhecimento reflete em inteligência emocional, uma skill mais que necessária para bons especialistas.

Garante harmonia no local de trabalho

Um ambiente de trabalho harmonioso é muito mais propenso a oferecer e coletar feedbacks produtivos e que maximizem os resultados da empresa por si só, permitindo aos colaboradores apaziguar conflitos e respeitar as diferenças com muito mais efetividade.

Como é possível perceber, o treinamento comportamental em equipe é fundamental para aflorar o melhor de seus colaboradores. Porém, um plano de desenvolvimento individual também pode fazer toda a diferença. Una ambos os conhecimentos e otimize os resultados de sua empresa!

Este texto foi produzido por Letícia F.  G. Amaral Silveira, em parceria com a Rock Content.

Meme Appus News

QUE TAL ASSINAR a nossa newsletter?

Não deixe de ler também…

Preencha os dados a seguir para entrar em contato com um de nossos especialistas.