O People Analytics, processo de analisar dados para estudar o comportamento dos colaboradores, já faz parte da rotina de muitas empresas e tem como objetivo prever cenários e planejar ações para evitar possíveis situações de risco. Desde 2006, o Google utiliza esse método com sucesso para sua gestão de pessoas, através de técnicas embasadas em dados para tomadas de decisões.
O uso de grande volume de dados para tentar prever comportamentos de colaboradores é feito através de sistemas em que o profissional do RH tem contato com funcionários: folha de pagamento, avaliação de desempenho, pesquisa de engajamento, entre outros. A análise das informações permite entender que colaboradores têm mais probabilidade de turnover, chances de alcançar promoção e até mesmo uma previsão para novas contratações.
Se sua empresa já aplica técnicas de People Analytics, talvez já tenha ouvido falar ou visto o termo Employee Listening. Vamos discutir mais sobre como funciona e qual sua importância dentro da empresa.
O que é Employee Listening?
Apesar da comunicação ser fundamental para quem trabalha com gestão de pessoas, muitas vezes a habilidade em escutar pode ser determinante em situações chaves na empresa. Escutar é uma ferramenta relevante e muitos benefícios podem ser ganhos ao desenvolver essa skill. Através de uma visão mais científica, a definição de escutar pode ser dada como:
“Uma função complexa de processos afetivos (envolvendo a motivação para atender os outros), processos comportamentais (envolvendo feedback verbal ou não verbal) e processos cognitivos (envolvendo atender, compreender, receber e interpretar conteúdos e mensagens)”.
O Employee Listening é uma estratégia integrada para compreender a experiência do colaborador. Seu projeto tem como função principal envolver os funcionários e aproveitar seus feedbacks e ideias para alcançar objetivos e missões da organização.
Por que precisamos de uma estratégia baseada em Employee Listening? A área de Recursos Humanos está se tornando cada vez mais estratégica e analítica, baseando suas decisões através de sistemas tecnológicos e ferramentas digitais. Os colaboradores, contudo, precisam ser ouvidos e atendidos de forma humana e empática. Funcionários querem e precisam ser ouvidos, afinal estamos em uma cultura altamente baseada em feedback, portanto, é necessário oferecer espaços adequados para todos expressarem seus pontos de vista.
O avanço da tecnologia também facilita o feedback e a escuta dos colaboradores. Surveys, pesquisa de clima, escuta contínua, grupos de escuta, fóruns online são algumas ferramentas utilizadas para o Employee Listening. A tecnologia pode e deve ser aliada para integrar processos e tornar a cultura da empresa cada vez mais transparente. Dados e informações obtidas através da escuta ativa devem ser traduzidos em implementações e novos insights. O colaborador informado de maneira eficiente, integrada e relevante fica interessado, engajado e motivado.
Não existe uma regra fixa e qualquer empresa pode projetar e implementar sua própria estratégia de Employee Listening, o único requisito é ter vontade de assumir uma postura estratégica e planejada. É fundamental ter como ponto de partida os objetivos e estratégias da empresa como base para toda a essa construção, que inicia em primeiro lugar com a gestão de pessoas e o próprio People Analytics, para finalmente chegar na estratégia de Employee Listening.
Seus colaboradores estão sendo ouvidos na sua empresa? Entre em contato com a Appus e saiba como podemos ajudá-lo na sua estratégia de Employee Listening.
MAIS: 5 motivos para priorizar a escuta na sua empresa
Ouvir aumenta a confiança dos colaboradores
Ouvir pode ser uma boa ferramenta para aumentar a confiança entre cargos de liderança e colaboradores. Os funcionários muitas vezes podem se sentir distantes das grandes decisões feitas pela empresa. Criar oportunidades de fala ativa, captar feedback e criar um ciclo onde há um retorno sobre sugestões dadas cria um ambiente de confiança e mostra que as lideranças sabem escutar.
Ouvir aumenta a valorização dos colaboradores
Escutar ativamente e com atenção demonstra que valorizar os funcionários faz parte das diretrizes da empresa. Colaboradores que são ouvidos se sentem parte da equipe, podem evitar o turnover e manter a motivação individual, aumentando a performance individual e até mesmo em equipe.
Ouvir fornece informações valiosas sobre a empresa
Ouvir pode revelar informações relevantes para a empresa como novas tendências, melhores práticas para o dia a dia e implementação de diferentes experiências. Essa escuta pode ser feita através de avaliação de desempenho, ferramentas para medição de clima, entrevistas, entre outras. As informações obtidas nestes processos podem auxiliar no planejamento e na organização para alinhamento e cumprimento de metas gerais.
Ouvir oferece ferramentas para melhorar a empresa
Ouvir atentamente permite uma visão ampla sobre o que seus colaboradores, parceiros ou lideranças estão pensando, sentindo e fazendo. Validar o que as pessoas pensam atende uma necessidade humana básica. Através de pesquisas, além de avaliar a performance dos colaboradores, é possível descobrir novos métodos para desenvolvimento de equipes.
Ouvir reconhece colaboradores e parceiros por suas contribuições
Perguntar o que pensam colaboradores e parceiros mostra que você se preocupa e valoriza o feedback de cada um. Além de ouvir, é importante reservar um tempo para conversar e indicar que sugestões dadas foram implementadas ou não e por quais motivos. Agradecer o tempo dedicado e a proatividade também é parte importante deste processo, criando um ambiente de empoderamento para todos. Reconhecimentos públicos ou internos ajudam a fortalecer a lealdade de colaboradores e parceiros.
* Texto produzido por Letícia Dallegrave, mestra em Comunicação Social e Redatora Publicitária.