Conheça os principais tipos de avaliação de desempenho

Compartilhe este artigo na sua rede

A gestão de pessoas é fundamental para que seu negócio consiga ter uma melhor produtividade no dia a dia e uma melhor rentabilidade. Com ela é possível observar como cada colaborador e como os times em geral agem e conseguem melhores resultados continuamente.

Uma das ferramentas utilizadas pelos responsáveis por essa gestão estratégica é a avaliação de desempenho. Saber aplicá-la é fundamental para certificar-se sobre o andamento das equipes e saber como contornar situações desviantes.

Conheça os principais tipos e tire suas dúvidas sobre o tema! Boa leitura!

 

A importância da avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é um instrumento essencial pelo qual as organizações conseguem observar de que forma os times estão atuando em um determinado período. Essa avaliação oferece subsídios sobre a performance individual ou em grupos, auxiliando no desenvolvimento de todos.

Assim, é possível inserir um contexto de melhoria contínua em seu negócio, apontando quais são os pontos que precisam melhorar, quais colaboradores estão sendo subaproveitados e quais precisam encontrar incentivos e dicas de melhorias para conseguirem atuar de forma mais eficiente nas rotinas da organização.

Ela também pode ser útil para apontar quais podem ser os melhores e mais indicados perfis para possíveis promoções e eleições de cargos de liderança, além de indicar a necessidade de intervenções em perfis mais difíceis e delicados.

Outro ponto importante é que a avaliação de desempenho permite, também, aumentar o engajamento dos times, já que suas habilidades estarão sendo reconhecidas pelos gestores, algo desejável e que pode levar à diminuição das taxas de turnover, por exemplo.

 

Os principais tipos de avaliação de desempenho

Para conseguir resultados, é fundamental escolher a avaliação de desempenho que mais se enquadre ao perfil e necessidade do seu negócio. Veja os principais tipos a seguir.

Autoavaliação

Essa é, atualmente, uma das principais formas de avaliação realizadas nas organizações. Em um primeiro momento, o colaborador é incentivado a responder um questionário, no qual ele é levado a refletir sobre a sua atuação, seus pontos fortes e fracos e de que forma tem atuado no contexto interno da empresa.

Em seguida, a avaliação é realizada junto ao líder. Assim, gestor e colaborador discutirão os resultados apontados e, em conjunto, verificarão de que forma a empresa pode atuar para melhorar o rendimento do colaborador.

Esse tipo de avaliação leva a uma profunda reflexão da pessoa sobre sua atuação, bem como a empodera em relação à sua performance.

Avaliação por competências

A avaliação por competências consegue ir além do desempenho, fornecendo dados mais completos para os gestores de RH e líderes. Esse tipo de avaliação leva em consideração três pilares fundamentais:

  • conhecimento: tudo aquilo que corresponde a aptidões cognitivas, ou seja, as competências que fazem a pessoa “saber algo”;
  • habilidade: tudo aquilo que está no domínio psicomotor, ou seja, a competência de conseguir colocar em prática o seu conhecimento;
  • atitude: tudo aquilo que está no campo motivacional, ou seja, a competência de querer fazer aquilo que se sabe.

Assim, essa modalidade avalia não só as competências técnicas necessárias para a execução das atividades, mas também as questões emocionais, comportamentais e motivacionais para este fim.

Avaliação da liderança

Essa é uma avaliação que muitas empresas desconsideram, mas que precisa ser levada em consideração para obter-se melhores resultados. É a forma de avaliar a competência do gestor na condução das equipes.

Se o trabalho dele não é bem-sucedido, os demais também não serão bem praticados e, com isso, todo o rendimento poderá ser comprometido. Portanto, é de extrema importância que sócios e diretores gerais não deixem essa avaliação de lado.

Avaliação da equipe

Apesar de cada profissional precisar ser avaliado de forma independente, é fundamental também compreender como eles atuam em conjunto. Ter um time de especialistas que sejam ótimos individualmente não significa que, juntos, trarão resultados incríveis para a empresa.

Por isso, é fundamental realizar uma avaliação da equipe pela qual seja possível avaliar quais ajustes precisam ser realizados para que as pessoas tenham uma maior sinergia e melhorar o relacionamento interno entre os membros.

Esse tipo de avaliação também auxilia na criação de um team building mais consistente e eficaz.

Escala gráfica

Nesse tipo de avaliação, são eleitas algumas variáveis que estarão envolvidas no processo, tais como:

  • assiduidade;
  • trabalho em equipe;
  • iniciativa;
  • proatividade;
  • criatividade;
  • sinergia com o time;
  • colaboração, entre outros.

Na frente de cada variável, são elencadas as notas que cada pessoa possui de acordo com o tema. Pode-se, por exemplo, pontuar de 0 a 5, sendo 0 péssimo e 5 ótimo.

É uma avaliação simples, rápida de ser feita, porém é bastante limitada. Pode ser realizada em períodos curtos, mas não deve ser tomada como a única fonte para decisões.

Avaliação 360 graus

Nesse tipo de avaliação, todos os membros envolvidos no dia a dia do colaborador avaliado devem ser chamados para participarem, desde os seus respectivos líderes até clientes que tenham maior contato com a pessoa.

Com isso, pode-se estabelecer comparações entre os feedbacks e chegar a um consenso médio sobre qual é o desempenho do colaborador.

O apoio de parceiras para realizar uma avaliação de desempenho

Realizar uma avaliação de desempenho pode parecer fácil, mas é uma tarefa que exige cuidados por parte do setor de RH. Isso porque é necessário que ocorra lisura em todo o processo, a fim de reduzir as chances de favoritismos ou avaliações que não sejam objetivas de fato.

Ter o respaldo de empresas parceiras especialistas nesse tipo de avaliação pode ser uma forma de minimizar as chances de erros e conseguir garantir que seus colaboradores, independentemente do grau hierárquico, sejam avaliados de forma objetiva e consistente.

Uma forma de obter isso de forma rápida e automatizada é com o apoio da tecnologia. Softwares específicos de RH, dedicados à avaliação de desempenho, podem ser parceiros interessantes para este fim.

A Appus HR se dedica a oferecer a melhor experiência de tecnologia aplicada à gestão de pessoas, dando todo o suporte necessário para a tomada de decisões consistentes nos setores de RH das organizações, além de inserir a sua empresa no RH do futuro.

As avaliações de desempenho são fundamentais para garantir maior dinamismo e produtividade dos seus colaboradores. Para isso, investir em um suporte tecnológico é a melhor forma de medir esses dados. Assim, todos saem ganhando — tanto a empresa, com a oportunidade de corrigir comportamentos desviantes, quanto os colaboradores, que são reconhecidos e incentivados a melhorar continuamente.

Quer saber como implantar um processo de avaliação de desempenho realmente eficiente em seu negócio? Veja nosso vídeo e tire suas dúvidas sobre o tema!

Não deixe de ler também…

O Guia Definitivo de People Analytics
People Analytics

O que é People Analytics?

A presença da análise de dados na área de gestão de pessoas se consolida a cada ano. Grandes corporações passaram a investir em soluções tecnológicas

Leia mais »
Em tempos de crise, bons líderes priorizam a escuta
Gestão de Pessoas

Em tempos de crise, bons líderes priorizam a escuta

Quando ocorre uma crise, você precisa que sua liderança seja tão livre de preconceitos, elástica, hábil e dinâmica quanto as circunstâncias se desenrolam rapidamente ao seu redor e sua organização. Erika James e Lynn Perry Wooten oferecem uma perspectiva interessante sobre o lugar da escuta durante crises.

Leia mais »