Você sabe como se comunicar com a sua equipe? Conheça essas 5 boas práticas!

Compartilhe este artigo na sua rede

Você já percebeu como o Papa Francisco ficou famoso no mundo inteiro? Claro, ser pontífice ajuda nisso. Mas o grande segredo dele não foi a religião, mas sua comunicação! Por meio de um discurso conciliador e que inspira, ele levou diversas pessoas a simpatizarem com ele, mesmo que sejam de outras religiões.

Assim como esse líder global, gestores e administradores precisam de saber como comunicar com a equipe. Não apenas para que as pessoas sob sua liderança entendam o que você deseja, mas também como forma de motivação e engajamento coletivo.

No post de hoje vamos te mostrar como isso pode ser feito, comprovando por meio de pensadores acadêmicos e do mercado como uma comunicação efetiva é essencial para os negócios. Vamos lá!

Qual é a importância da comunicação entre líderes e equipe?

Dentro de uma empresa, saber se comunicar com a equipe é um atributo essencial para uma liderança de sucesso. Existe uma série de vantagens quando quem está à frente de pessoas e equipes sabe como se fazer compreensível. Comunicar acaba se tornando mais do que uma necessidade, mas uma ferramenta do negócio.

Quando a comunicação é feita da maneira correta, os colaboradores se sentem naturalmente inspirados. Basta olhar para a Seleção Brasileira de Futebol, por exemplo. Nos anos em que o Brasil levou a Copa do Mundo, havia uma liderança carismática a frente do time. Isso é algo que contagia não apenas a equipe, mas todo um país.

Quando se fala em empresas, esse fenômeno também ocorre! Segundo Max Weber, um dos pais da Sociologia, líderes cativantes conseguem engajar as pessoas ao seu redor, exercendo uma liderança mais leve e efetiva. E a comunicação é um elemento-chave nessa equação.

Como comunicar com a equipe?

Comunicar significa, segundo o Dicionário Aurélio: “Pôr em comunicação, Participar, Fazer saber, Pegar, transmitir, Estar em comunicação, Corresponder-se, Propagar-se, Transmitir-se.”

Assim, como dito acima, comunicação não é apenas falar, mas corresponder-se. Isso significa que há um caminho aberto, tanto para fala como escuta. Essa é uma das dicas para uma boa comunicação que daremos abaixo. Confira ela e outras a seguir:

1. Ter um discurso inspirador

Quando falamos com as pessoas, é natural que haja reações. Entre os muitos estímulos que envolvem essa resposta natural da pessoa, existem alguns que podem ser trabalhados. Um deles é o entusiasmo. Uma das formas de gerá-lo nos seus ouvintes é ter um discurso que inspira.

Isso pode ser feito com perguntas criativas. Por exemplo, quando você questiona seus colegas de trabalho de forma inventiva, é gerado neles um impulso de também responderem criativamente. Isso pode levar a ótimas decisões e aprendizados em conjunto.

Você pode aproveitar essa ideia e propor desafios para a equipe. Faça com que as pessoas saiam do lugar comum. Faça com que a mente delas possa criar soluções diferentes e inovadoras. Pode ser que em uma dessas ocasiões, vocês deem vida a um produto de sucesso, por exemplo. As possibilidades são inúmeras!

2. Saber escutar

Engana-se quem acha que um bom comunicador é aquele que apenas fala bem. Ouvir é essencial em qualquer processo de comunicação. Esse conceito é comprovado até mesmo na tecnologia. Ouvir faz parte de uma comunicação efetiva e de qualidade.

Quando você ouve, é possível resolver os problemas que sua equipe carrega. Usar os questionamentos das pessoas para comunicar-se, permite um direcionamento aos dilemas que possam existir. Isso vai fazer com que as pessoas se sintam amparadas e guiadas por sua gestão. Nada como uma equipe que se sente bem dirigida!

3. Compartilhar valores

Toda empresa tem valores a serem compartilhados. Mais do que aquela sessão no site, os valores são uma parte intrínseca de toda e qualquer instituição. São eles que definem os princípios morais, éticos e filosóficos da companhia.

Podemos dizer que uma empresa sem valores não possui valor nenhum. Quando as pessoas entendem o que motiva o lugar em que eles atuam, a tendência é que criem um senso interno de busca por esses mesmos ideais.

4. Mostrar presença

Em muitas empresas, os colaboradores podem se sentir distantes da direção. Ainda mais no caso de empresas de TI, que tendem a ter equipes apartadas e remotas. Para evitar que isso aconteça, a comunicação deve aproximar a liderança das equipes.

Uma forma de fazer isso é criar informativos internos ou reuniões de alinhamento. Dessa forma as pessoas entendem o que está havendo e podem ver uma direção efetiva e próxima delas. Só isso já pode ser o suficiente para deixar as pessoas mais animadas e motivadas, em alguns casos.

Mais do que e-mails e banners, as pessoas precisam de lideranças que possam ver e ouvir. Por isso é tão importante se valer da personificação. Estar presente no dia a dia do empregado vai fazê-lo perceber que, assim como ele, seus líderes também trabalham, ouvem e possuem metas a serem cumpridas.

5. Ser autêntico

Mesmo que o líder possua experiência em multinacionais e formação acadêmica de ponta, ele precisa saber como usar tudo o que aprendeu. Repetir discursos de pensadores famosos ou técnicas de comunicação de grandes empresas não vai trazer resultados automáticos. Comunicação não é mágica, é prática!

Um bom gestor precisa tirar insights de tudo o que já viveu e criar formas espontâneas de comunicação. Ele deve mostrar para as pessoas que é como elas, com dúvidas, anseios e motivações. Uma forma de tirar proveito disso é por meio do storytelling.

Com essa técnica, você envolve as pessoas em um discurso criativo e cíclico. Mais do que elaborar produtos, você cria verdadeiras histórias em torno deles. Na administração, isso significa envolver a criatividade na hora de comunicar.

Entenda que isso não significa improvisar na hora de falar com as pessoas, mas de elaborar estratégias que as tragam para mais perto da sua gestão. A ideia é criar um senso de engajamento global. Imagine os resultados que isso pode trazer.

Como você pôde ver, um bom líder é aquele que sabe comunicar, ouvindo e criando narrativas criativas. Se você gostou e quer aprender mais formas de como comunicar com a equipe, veja nosso post que ensina como engajá-la! Boa leitura!

Não deixe de ler também…

O Guia Definitivo de People Analytics
People Analytics

O que é People Analytics?

A presença da análise de dados na área de gestão de pessoas se consolida a cada ano. Grandes corporações passaram a investir em soluções tecnológicas

Leia mais »
Em tempos de crise, bons líderes priorizam a escuta
Gestão de Pessoas

Em tempos de crise, bons líderes priorizam a escuta

Quando ocorre uma crise, você precisa que sua liderança seja tão livre de preconceitos, elástica, hábil e dinâmica quanto as circunstâncias se desenrolam rapidamente ao seu redor e sua organização. Erika James e Lynn Perry Wooten oferecem uma perspectiva interessante sobre o lugar da escuta durante crises.

Leia mais »