Qual a melhor forma de reter talentos?

Compartilhe este artigo na sua rede

Atração de novos talentos: onde encontrar e, sobretudo, como manter em sua empresa colaboradores de alta performance? Esta é a peça mais importante do quebra-cabeça montado anualmente pelos departamentos de Recursos Humanos. Listamos algumas dicas para solucionar o problema:

Espalhar o conhecimento

Criar um ambiente de trabalho que encoraje a aprendizagem contínua, com treinamentos e cursos. Organizações com ambiente de aprendizagem efetivo demonstram maior eficiência. O nível de satisfação aumenta quando os funcionários confiam em sua capacidades individuais. Vários estudos documentaram os efeitos positivos dessa orientação.

Reputação da empresa

Um bom programa de aprendizado e desenvolvimento ajuda a construir uma reputação de empregadora que se preocupa com a educação de seus funcionários. Os clientes também serão beneficiados. Para se ter uma ideia, uma das principais razões para o abandono do emprego é a falta de oportunidades de aprendizagem e crescimento, de acordo com a Gallup. Consequentemente, o melhor dos candidatos sempre quer trabalhar para uma empresa que providencie a sua formação profissional.

Potenciais gestores

Futuros líderes precisam aprender tanto sobre a empresa quanto puderem. é aqui que excelentes programas de orientação, treinamento cruzado e programas de gerenciamento são úteis para facilitar o planejamento da sucessão. Essas oportunidades proporcionam uma melhor compreensão de como equilibrar com êxito as necessidades da organização, os requisitos do cliente e o estado do mercado. Eles se tornarão melhores tomadores de decisão, o que ajuda a empresa a prosperar.

Não deixe de ler também…

O Guia Definitivo de People Analytics
People Analytics

O que é People Analytics?

A presença da análise de dados na área de gestão de pessoas se consolida a cada ano. Grandes corporações passaram a investir em soluções tecnológicas e obter avanços na performance dos colaboradores e nos resultados das empresas, mas muitos ainda desconhecem a definição e o que é possível esperar de People Analytics.  O que é

Leia mais »
A importância de delegar no bem-estar dos colaboradores
Gestão de Pessoas

A importância de delegar no bem-estar dos colaboradores

Apesar de ser uma habilidade fundamental, muitos líderes têm dificuldade em delegar. O benefício direto é claro: delegando, você se liberta para focar no trabalho que possui maior prioridade, ao mesmo tempo em que oferece a sua equipe desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

Leia mais »
O papel das emoções em tomadas de decisões
Cultura Organizacional

O papel das emoções em tomadas de decisões

Quando nos deparamos com decisões difíceis e complexas, normalmente experimentamos emoções igualmente difíceis e complexas. Normalmente, não queremos ficar sentados com esses sentimentos desconfortáveis, então tentamos acabar com a tomada de decisão.

Leia mais »