Motivação e cultura organizacional andam de mãos dadas em uma organização. No dia a dia, as crenças e os comportamentos estabelecidos são determinantes para que os colaboradores estejam predispostos a produzirem e a trabalharem em equipe. É o elemento que une a todos e transmite a noção de perseguição de objetivos comuns.
Nesse sentido, o grande desafio para os gestores é fortalecer valores que estejam aptos a incentivarem e engajarem os profissionais. Não basta criar um conjunto arbitrário de regras, é preciso fixar aquilo que, de fato, terá uma influência positiva sobre as pessoas.
Quer entender um pouco mais? A seguir, abordamos os principais pontos dessa relação entre motivação e cultura organizacional, especialmente os benefícios concedidos à sua empresa. Leia este conteúdo e invista nessa ideia!
Qual é a relação entre cultura organizacional e motivação?
Trata-se de um caso clássico em que uma coisa leva a outra. Se, por um lado, uma cultura organizacional forte gera e motiva a execução de seus pilares, sem a necessidade de um acompanhamento próximo do RH, por outro, a capacidade de motivar é um dos critérios para avaliar as crenças e os comportamentos estabelecidos.
Existe, assim, um modelo circular. Os aspectos culturais geram efeitos psicológicos que, à medida que são incentivados, consolidam os valores compartilhados por meio da repetição de comportamentos. Por exemplo, se o grupo tem uma crença limitante, a tendência é que, cada vez mais, as pessoas sigam nessa direção e consolidem esse comportamento, logo, é preciso combatê-la.
Nesse sentido, os gestores de pessoas precisam construir uma cultura forte. Lembre-se de buscar pilares capazes de unir os indivíduos e de reforçar a motivação, criando um clico positivo, o que só será viável com uma análise adequada do clima e das pessoas da organização.
Quais são os benefícios de uma cultura organizacional motivadora?
Se o sistema de valores, crenças e comportamentos estabelecidos afeta diretamente a motivação dos colaboradores, naturalmente, os indicadores de desempenho também sofrerão mudanças. No dia a dia você notará alguns benefícios ao construir uma cultura forte e vitoriosa.
Alinhamento entre os membros da equipe
A cultura organizacional é produto da convergência de comportamentos. Em um grupo, a tendência é que as ações individuais sejam, gradualmente, mais pautadas pelos valores compartilhados. Por isso, ao se desenhar o sistema correto, a empresa criará um alinhamento em prol dos seus objetivos.
Nessa situação, os fins do negócio serão verdadeiras normas reconhecidas pelos membros do grupo. É quando, de fato, os colaboradores executam os pilares da cultura organizacional sem a necessidade de intervenção e monitoramento constante do RH.
Ora, no seu dia a dia, certamente há um conjunto de comportamentos que seriam prontamente rejeitados pela sua equipe, não é mesmo? Algumas ações devem corresponder justamente ao que é negativo ou desagregador, resumidamente, aos elementos de uma cultura tóxica.
Elevação dos índices de produção
A convergência positiva também é responsável por direcionar os esforços para produtividade. Além de motivar os profissionais nas tarefas rotineiras e desgastantes, a força do grupo mantém as energias diante de imprevistos e cria disposição para dar algo a mais. Dessa foram, a cultura organizacional pauta as ações e isso pode significar a busca pelo máximo desempenho.
Consequentemente, aos poucos, os resultados serão qualitativa e quantitativamente superiores. O efeito não se limitará ao número de unidades criadas, mas, principalmente, a atenção e aos cuidados relativos à geração de valor.
Fortalecimento da imagem da companhia
Uma cultura forte significa a criação de uma identidade para a empresa, que será incorporada internamente e reconhecida externamente. O primeiro aspecto corresponde ao surgimento da marca empregadora, ou seja, um lugar visto como especialmente interessante para se trabalhar. Já o segundo, à reputação e à imagem no mercado.
Nesse sentido, os colaboradores serão verdadeiros militantes, divulgando os valores da organização. O que só contribui para a empresa ser um lugar em que as pessoas querem estar e, portanto, se motivam para exercer suas funções.
Feedbacks sinceros
A cultura organizacional motiva uma relação de confiança entre empresa e contratado. Com efeito, uma vez identificado com os valores, o profissional estará mais aberto para conceder feedbacks sinceros e orientados para o benefício do grupo.
Trata-se de um elemento importante para gestão. O negócio, muitas vezes, está submetido a variáveis que dificilmente são compreendidas com uma visão de cima para baixo. Em muitos casos, a inovação surge de reuniões ou pesquisas com quem está na linha de frente, fruto de uma comunicação produtiva.
Redução do turnover
A soma de esforços entre motivação e cultura organizacional também é responsável por reduzir a rotatividade nos quadros da empresa. Isso porque, as principais causas de turnover serão diretamente combatidas, como conflitos internos, insatisfação e falta de identificação com os valores da empresa.
Além disso, as crenças e comportamentos do grupo são determinantes para que o colaborador se adapte ao ambiente e permaneça no serviço. Logo, consolidar uma cultura alheia a comportamentos tóxicos gera resultados nessa área, que se relaciona com o clima organizacional.
Como consolidar uma cultura organizacional motivadora?
Os profissionais de RH e de gestão de pessoas podem tomar providências para direcionar os rumos da cultura organizacional. Na verdade, se você observar as grandes organizações, como Disney, Netflix e Spotify, todas elas consolidaram um conjunto de crenças, valores e comportamentos e criaram uma identidade. Veja como dar os primeiros passos:
- realizar pesquisas de cultura e clima organizacional;
- reunir lideranças e obter feedbacks sobre as crenças e comportamentos atuais;
- definir missão, visão e valores;
- investir em endomarketing;
- pensar um sistema de incentivos;
- utilizar um software para analisar o perfil dos profissionais da empresa.
Para muitas empresas, colocar essas ideais em prática será um grande desafio diante da ausência de conhecimento e experiência. Por isso, o segredo é procurar uma equipe de especialistas que contribua com o know-how necessário. Assim, o negócio fará uma transição tranquila para o alinhamento entre motivação e cultura organizacional.
Se você tem interesse em melhorar esses aspectos, entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços de tecnologia e consultoria aplicadas à gestão de pessoas!