O que é accountability? Saiba quais são seus benefícios

Compartilhe este artigo na sua rede

Você sabe o que é accountability? Termo de difícil tradução, pode ser entendido como a responsabilidade que cada colaborador deve ter dentro de uma empresa. Esse conceito também engloba o compromisso que cada um tem com o trabalho desenvolvido, e é papel dos gestores delegar responsabilidades de maneira clara e correta com o intuito de responsabilizar quem comete um equívoco ou recompensar quem atinge um objetivo.

É preciso que esse método faça parte da rotina de uma instituição para que, com ele, os gestores priorizem a tomada de decisões éticas, reduzindo o risco de as coisas saírem diferentes do que foi planejado. Para que seja mais fácil entender sobre o assunto, reunimos algumas informações importantes neste post. Confira!

Modalidades de accountability

O accountability tem três dimensões e cada uma delas depende da natureza e da hierarquia do controle exercido no processo. São elas:

  • vertical: é a que se dá entre o Estado e a população em relação ao controle de agentes públicos e governos (e está relacionada à capacidade de o povo se manifestar de forma livre, como em votações);
  • horizontal: se dá entre um ou mais órgãos estatais e ocorre quando um deles fiscaliza o outro;
  • societal: se dá entre a sociedade civil organizada — muitas vezes representadas por ONGs — e órgãos estatais, em que a primeira fiscaliza os governos e os agentes públicos enquanto exerce pressão sobre a Administração Pública.

A importância do conceito na rotina de uma empresa

É extremamente importante desenvolver essa cultura de prestação de contas dentro da empresa por uma série de fatores. Com ela, é possível fazer com que a comunicação e o diálogo se tornem mais eficazes, o que melhora o trabalho em equipe, além de oferecer mais clareza nos resultados e um foco mais preciso sobre eles.

O papel do RH na implementação do accountability dentro da empresa é fundamental. Isso porque ele é o setor que está no centro da cultura da empresa e que é capaz de influenciar a visão das pessoas que fazem parte da organização — já que passa por todos os departamentos e colaboradores.

Benefícios do accountability

Agora que você já sabe o que é accountability e a sua importância dentro do ambiente de trabalho, separamos alguns benefícios da aplicação desse método. Confira!

Melhora o gerenciamento de crises

Diante da rotina de uma empresa, muitas vezes corrida, é especialmente difícil delegar responsabilidades. Na maioria dos casos, os gestores gastam muito tempo para achar quem é o culpado por algo que aconteceu em vez de, simplesmente, buscarem soluções práticas para a situação.

Com a adoção de uma política de accountability, é possível saber quem é o responsável por cada um dos processos internos adotados e quem deve lidar com cada situação. Assim, não há riscos de sobrecarregar somente um dos profissionais nem de cometer alguma injustiça.

Deixa a marca mais forte

Com o tempo, os benefícios da utilização desse método ultrapassam as paredes da empresa e ficam visíveis para o público em geral. Ficará mais fácil para reforçar a marca no mercado, pois os processos estarão alinhados e os profissionais estarão treinados para responder com coerência sobre qualquer dúvida que possa surgir em relação ao trabalho da empresa, sem que haja contradições.

Melhora o trabalho em equipe

Como cada colaborador entende qual é seu papel dentro da empresa com o accountability e quais são suas responsabilidades, o trabalho em equipe tende a ter uma melhora significativa. Isso porque não vão existir situações em que um fique empurrando suas tarefas para os outros, todos darão o seu melhor em prol do que precisa ser feito. Além disso, com essa noção bem estabelecida, o gestor também é beneficiado, já que não precisará perder tempo com resoluções de conflito e poderá focar no que é realmente necessário.

Agora que você já sabe o que é accountability, esperamos que fique mais simples de implementar esse conceito na rotina da sua empresa. Ao fazer com que ele seja parte das tarefas do dia a dia dos seus colaboradores, todos têm a ganhar!

Gostou do assunto do post? Então aproveite e conheça agora 4 ferramentas que vão facilitar seu dia a dia dentro da empresa!

Este texto foi produzido por Kaio Lopes, em parceria com a Rock Content.

Não deixe de ler também…

O Guia Definitivo de People Analytics
People Analytics

O que é People Analytics?

A presença da análise de dados na área de gestão de pessoas se consolida a cada ano. Grandes corporações passaram a investir em soluções tecnológicas

Leia mais »
Em tempos de crise, bons líderes priorizam a escuta
Gestão de Pessoas

Em tempos de crise, bons líderes priorizam a escuta

Quando ocorre uma crise, você precisa que sua liderança seja tão livre de preconceitos, elástica, hábil e dinâmica quanto as circunstâncias se desenrolam rapidamente ao seu redor e sua organização. Erika James e Lynn Perry Wooten oferecem uma perspectiva interessante sobre o lugar da escuta durante crises.

Leia mais »