Puxar e empurrar – como um bom líder afeta os colaboradores

Compartilhe este artigo na sua rede

Voiced by Amazon Polly

Photo by Anna Samoylova on Unsplash

Puxar e Empurrar são duas abordagens comuns mas muito diferentes para alcançar uma meta. Normalmente, tendemos a achar que empurrar a tarefa para um colaborador, ou seja, confiar 100% a sua execução a ele é a melhor opção, contudo, saber como combinar os dois caminhos pode ser uma habilidade importante para gerentes e líderes. 

 

Definindo empurrar e puxar

Quando um líder identifica uma meta que deseja alcançar, há dois caminhos distintos para chegar lá.

Empurrar envolve dar orientação, dizer às pessoas o que fazer, estabelecer um prazo e, geralmente, responsabilizar os outros. Está na extremidade “autoritária” do espectro do estilo de liderança.

Puxar, por outro lado, envolve descrever para um subordinado direto uma tarefa necessária, explicar a razão subjacente para isso, ver quais ideias eles podem ter sobre a melhor forma de realizá-la e perguntar se eles estão dispostos a assumi-la. O líder pode melhorar ainda mais a atração descrevendo o que esse projeto pode fazer pelo desenvolvimento do funcionário. Idealmente, a energia e o entusiasmo do líder pelo objetivo são contagiantes.

Através de uma pesquisa com mais de 100.000 líderes por meio de avaliações de 360 graus, medimos tanto empurrar quanto puxar e descobrimos que 76% dos líderes foram avaliados por seus colegas como mais competentes em empurrar do que puxar. Apenas 22% dos líderes foram classificados como melhores em puxar, e apenas 2% foram classificados como iguais em ambas as habilidades.

Foi perguntado às pessoas que classificam esses líderes (mais de 1,6 milhão de pessoas) qual habilidade era mais importante para um líder se sair bem para ter sucesso em seu trabalho atual. Puxar (inspirar os outros) foi classificado como o mais importante, enquanto empurrar (dirigir para obter resultados) foi classificado como o quinto mais importante.

 

Entendendo o que as pessoas querem e precisam

Embora nossos dados sejam claros de que a maioria dos líderes poderia se beneficiar melhorando sua capacidade de puxar ou inspirar outras pessoas, a pesquisa revelou que os líderes que foram eficazes tanto em empurrar quanto em puxar eram, em última análise, os mais eficazes.

Como muitos líderes em todo o mundo, é fundamental se preocupar com a retenção e impedir que seus funcionários se juntem à Great Resignation. Como podemos motivar as pessoas a ficarem? Como podemos incentivar os colaboradores a aumentarem seus esforços? O que eles realmente querem e precisam em seus ambientes de trabalho?

Nos últimos anos, houve um apelo para que os líderes sejam menos exigentes e mais empáticos em relação aos funcionários individuais. Puxar mais e empurrar menos parecia ser o que era necessário para reter funcionários talentosos. Contudo, é possível aumentar a empatia sem diminuir a capacidade de ocasionalmente empurrar o colaborador quando necessário. Momentos de empurrar também são precisos para mostrar força e confiança.

Por isso, enquanto gerente ou líder, a sua influência como posição de liderança vem da sua capacidade de saber quando usar qual abordagem, em que tarefa, em que momento e considerar quem irá receber a tarefa. Unindo todos estes pilares, incluindo soft skills importantes para lideranças, as metas serão alcançadas. Às vezes sua equipe precisa apenas de um bom empurrão, um grande puxão ou os dois ao mesmo tempo.

Que tal avaliar as Skills da sua empresa? A Appus possui avaliação 360 em competências técnicas, mapeamento de competências críticas, cruzamento de competências técnicas com níveis de performance, dashboard de Skills. Saiba mais sobre a nossa plataforma e transforme a sua empresa.

* Texto produzido por Letícia Dallegrave, mestra em Comunicação Social e Publicitária.

Não deixe de ler também…

O Guia Definitivo de People Analytics
People Analytics

O que é People Analytics?

A presença da análise de dados na área de gestão de pessoas se consolida a cada ano. Grandes corporações passaram a investir em soluções tecnológicas e obter avanços na performance dos colaboradores e nos resultados das empresas, mas muitos ainda desconhecem a definição e o que é possível esperar de People Analytics.  O que é

Leia mais »