Engajamento de Funcionários é um dos fatores críticos para o sucesso de uma organização, de acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review Analytics Services.
Fonte: The impact of Employee Engagement On Performance
Harvard Business Review Analytics Services, Setembro/2013
Mas, o que é engajamento?
Kevin Kruse, autor do Best Seller “Employee Engagement 2.0″, define engajamento da seguinte forma:
Engajamento não é Felicidade!
Um funcionário pode estar feliz no trabalho, mas isso não significa necessariamente que ele esteja trabalhando produtivamente a favor da organização.
Sua empresa pode oferecer diversos benefícios como vídeo games, mesas de ping pong, TGIFs., etc. Mas se seu funcionário usufrui de todos esses benefícios, entrega muito pouco e quando dá 6 da tarde, ele se levanta e vai pra casa, você tem um problema.
Engajamento não é Satisfação!
Muitas empresas confundem esses dois termos facilmente, mas a diferença básica é que o funcionário satisfeito é, em muitos casos, aquele que se contenta com o status quo.
Este funcionário faz a parte dele, mas ele não demonstra interesse em fazer mais do que o necessário para a empresa. O importante pra ele é o pagamento na sua conta no final do mês e os benefícios que a empresa oferece.
Engajamento é outra coisa!
Engajamento é o comprometimento emocional que um funcionário possui com a organização e seus objetivos.
Esse funcionário não trabalha só pensando no seu pagamento no final do mês ou nos benefícios que a empresa oferece. Ele acredita no que a empresa faz e quer contribuir com os objetivos da organização.
De acordo com a Towers Perrin Research, as empresas com funcionários engajados têm margens de lucro líquido 6% mais altas e, de acordo com a Kenexa, as empresas engajadas trouxeram retorno para seus acionistas que foi cinco vezes maior ao longo de cinco anos.
O engajamento dos funcionários é a chave para ativar uma força de trabalho de alto desempenho. Funcionários engajados elevam o patamar de produtividade, qualidade e serviços oferecidos pela organização. Como consequência, a taxa de satisfação dos clientes aumenta, o que gera interesse no produto ou serviço que a empresa oferece. Logo, aumentam-se as vendas, aumentam-se os lucros obtidos e consequentemente, há um maior retorno aos acionistas.
“Para ganhar no mercado você deve primeiro vencer no local de trabalho.”
Former Campbell’s Soup CEO, Doug Conant
O artigo original pode ser encontrado neste link.