Confira quais são os benefícios das ações de endomarketing para as grandes empresas

Quer saber mais sobre as soluções da Appus?

Você já ouviu falar em ações de endomarketing? Esse conceito vem da área da administração e utiliza algumas estratégias de marketing adaptadas para o público interno de uma empresa — os colaboradores. Um dos objetivos dessa estratégia é oferecer um ambiente que desenvolva e motive a equipe interna, ao mesmo passo em que cria uma imagem positiva do negócio como um todo.

Neste artigo, listamos alguns benefícios das ações de marketing interno, assim como dicas de como implementá-las na rotina de uma empresa. Confira!


Benefícios do endomarketing

Aumento da motivação

Realizar uma ação de marketing interno em uma empresa traz um dos maiores benefícios que um gestor pode esperar da sua equipe: satisfação. Isso porque um colaborador com uma visão positiva sobre a empresa, geralmente, transforma esse sentimento em motivação para continuar o trabalho.

Mais motivados, os envolvidos nas tarefas conseguem reduzir a procrastinação nas tarefas diárias e, consequentemente, há um aumento da produtividade do trabalho. Assim, essas ações também têm impacto positivo sobre os resultados da empresa.

Melhoria do clima interno

É importante incentivar a parceria entre os colaboradores, pois uma equipe mais unida trabalha melhor — e essas ações elevam a qualidade do trabalho realizado pelo time. O clima de satisfação também traz efeitos em outros âmbitos da empresa, como nas relações com os gestores, o que contribui para um ambiente de trabalho agradável e saudável.

Geralmente, as pessoas permanecem oito horas em seus locais de trabalho. Ações bem pensadas e trabalhadas são capazes de tornar essas horas mais prazerosas e agradáveis, além de transformar o espaço em um ambiente descontraído — na medida do possível — e inspirador.

Sensação de pertencimento dos colaboradores

Colaboradores engajados tendem a defender a camisa da empresa com unhas e dentes. Realizar ações para que eles tenham a sensação de serem parte ativa das decisões importantes faz com que eles se sintam ouvidos e valorizados, o que diminui o absenteísmo e o turnover.

É preciso estimular a equipe a sempre pensar com proatividade e em soluções diferentes para os desafios da rotina de trabalho. Cabe ao gestor ficar aberto a sugestões, pois ótimas ideias podem surgir de qualquer um dos colaboradores.

Dicas de implementação das ações de endomarketing

Agora que você já conhece alguns benefícios dessas ações, listamos dicas de como elas podem ser implementadas no ambiente de trabalho. Confira!

Faça pesquisas com os colaboradores

Antes de começar a planejar as ações de marketing interno, uma boa ideia é realizar pesquisas de clima organizacional com o próprio time de funcionários. Essa é uma boa estratégia para entender como eles enxergam o local de trabalho e como avaliam esse ambiente.

Com o resultado em mãos, ficará mais fácil de implementar ações certeiras e que trarão os resultados esperados. Uma dica é criar o hábito de realizar pesquisas de forma recorrente para, além de comparar os resultados do que já foi executado, saber quais serão os próximos passos para continuar a manter o clima agradável.

Estabeleça uma política de benefícios para os funcionários

As empresas, geralmente, oferecem benefícios aos seus funcionários, como vale transporte e vale alimentação, certo? Mas, por que não ir além? Oferecer descontos em academias e atividades culturais, auxílio a cursos de capacitação e incentivos à pratica de esporte são exemplos do que pode ser oferecido para engajar e reter os talentos da equipe.

Mesmo que tenha o propósito simples de manter os colaboradores engajados, é preciso consultar as leis trabalhistas antes de oferecer qualquer benefício. Isso porque é preciso se certificar de que essa prática não vá de encontro a nenhuma barreira jurídica.

Como vimos, investir em ações de endomarketing traz resultados satisfatórios não somente para os funcionários, mas para a empresa como um todo. Cabe aos gestores decidirem quais delas têm relação com a rotina da equipe e implementá-las para o sucesso do negócio.

Gostou deste post? Então, aproveite para descobrir agora a importância do desenvolvimento dos colaboradores!

Este texto foi produzido por Kaio Lopes, em parceria com a Rock Content.

Meme Appus News

QUE TAL ASSINAR a nossa newsletter?

Não deixe de ler também…

Preencha os dados a seguir para entrar em contato com um de nossos especialistas.